Polietileno e as Suas Caraterísticas – ProDuto Irrigação

Tubos de Polietileno

O polietileno é uma resina termoplástica. A ligação de combinações monómeras de etileno dá origem a macromoléculas lineares; os polímeros. Daqui resulta o polietileno, o PE. Conforme o seu grau de cristalinidade, podemos classificá-lo de três formas:

. PEBD – Polietileno de Baixa Densidade

. PEMD – Polietileno de Média Densidade

. PEAD – Polietileno de Alta Densidade

São produtos que pelas suas extensas cadeias moleculares adquirem uma enorme ductilidade e tenacidade. A evolução das matérias primas nos permite hoje utilizar o PE 100, resina que reduz significativamente a parede dos tubos sem lhes retirar resistência à pressão interna. Conexões podem ser feitas da seguinte maneira:

Solda topo a topo

Este sistema consiste na interligação do topo dos tubos após aquecimento (2200°C) e compressão que lhe são aplicados através de máquinas apropriadas. Arrefecidos os topos, verifica-se uma completa interpenetração dos mesmos, o que confere aos tubos características como se tratasse de um único tubo. Esta técnica é a mais usual tanto em abastecimento de água como em saneamento.

Eletro-fusão

Neste processo os tubos são ligados entre si através de uma união injetada em polietileno que tem incorporada uma resistência elétrica: aplicada uma corrente aos terminais do acessório, verifica-se o aquecimento necessário a que as paredes em contacto se fundam, originando uma situação de completa estanquidade. Dada a sua grande confiabilidade, é este o sistema habitualmente utilizado nos tubos para gás, embora comece já a ser aplicada em redes de distribuição de água e na indústria. Existem também tês, curvas e reduções com elementos eletro soldáveis incorporados.

Flanges

Podem ser utilizados flanges para a ligação dos tubos entre si. Para tal solda-se na extremidade do tubo um terminal (colarinho) em PEAD no qual se aplica um flange em aço. Habitualmente, válvulas metálicas são montadas nos dutos utilizando este sistema.

Conexões com porca-trava

Os segmentos dos tubos são unidos através de conexões de compressão, utilizando um sistema de porca que ao apertar prende o tubo num assento interno. Este tipo de conexão é utilizado em dutos de menor diâmetro e pressão.

As vantagens de tubulações em PEAD:

. Leveza e flexibilidade

. Resistência ao impacto

. Resistência a abrasão

. Resistência a altas temperaturas

. Resistência a maioria dos agentes químicos

. Imunidade a corrosão eletrolítica e galvânica

. Baixa rugosidade

. Atóxico

. Baixo efeito de incrustação

. Elevada vida útil (50 anos)

. Maior resistência a golpes hidráulicos

. Mais resistência a acomodações de solo

. Reciclável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REALIZE O SEU PROJETO
X