Condomínios

Irrigação Condomínio

Projeto de Irrigação para Condomínios

Um sistema de irrigação para um condomínio residencial ou industrial atende à demanda de água das áreas verdes selecionadas dentro do seu perímetro.

Gradualmente este tipo de sistema de irrigação tem conquistado o mercado por valorizar o empreendimento pelo potencial de criar e manter jardins particulares e comunitários dentro do condomínio, melhorando o micro clima e o bem estar local.

 

Iniciando o Projeto de Irrigação para Condomínios

Anterior ao dimensionamento do sistema de irrigação, é de grande relevância abordar algumas questões básicas que determinam à viabilidade do projeto.

A quantidade de água disponível deve cobrir a demanda de água gerada pelo projeto em época mais crítica. Se o projeto se abastece pela rede pública, a quota para consumo humano deve ser preservada por ser prioritária.

Todas as potenciais fontes de água a serem captadas (poços, lagos, mananciais represas,…) devem ser levantadas e classificadas.

Condomínios maiores às vezes possuem uma estação própria de tratamento de água e esgoto. Nestes casos existe a possibilidade de reuso do efluente no sistema de irrigação.

A qualidade da água captada e distribuída deve ser adequada ao seu uso no sistema de irrigação. Contaminação bacteriológica pode afetar a saúde das pessoas em contato com água aspergida ou gotejada. Resíduos orgânicos e físicos causam entupimento de orifícios em aspersores e gotejadores.

 

Elaborando o Projeto de Irrigação para Condomínios

O sistema pode ser projetado visando controle de ponta a ponta; um controlador central atua em função de dados coletados na área irrigada. Outra opção é abastecer cisternas instaladas nas áreas irrigadas e usar controladores dedicados a este nível. As cisternas aumentam a capacidade de armazenamento de água e o sistema ganha em flexibilidade.

Após comprovada a viabilidade do projeto de irrigação para o condomínio, é marcada uma visita técnica no local para trocar informações sobre 12 assuntos importantes para sua elaboração:

1) Topografia do terreno
2) Tipos de solo
3) Tipos e distribuição da vegetação
4) Construções, canalizações e pavimentações existentes
5) Pontos de captação d’ água
6) Pontos de captação de energia
7) Demarcação área irrigada
8) Tipo de emissor
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Manutenção

O sistema de irrigação para áreas verdes em condomínios, elaborado pela análise e processamento das informações obtidas, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

 

A implantação e manutenção do projeto de Irrigação em Condomínios

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada, respeitando todas as normas de segurança do condomínio. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais. Ensinamos aos funcionários responsáveis tanto como programar quanto a operar o sistema manualmente.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

O monitoramento do sistema pode ser feito de maneira presencial e/ou remotamente através de aplicativo.

Materiais de destaque para este segmento utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação: aspersor escamoteável Hunter, Junta flexível Plasnova, conexões Tigre, tubo PEAD Tigre, válvula elétrica Hunter, tubo de PVC LF ponta bolsa Tigre, conjunto moto-bomba KSB, controlador Hunter, solar sync Hunter, chave de partida soft starter WEG, cabo Prysmian Group, cisterna Rotogine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X