Horticulturas

HORTICULTURAS

Projeto de Irrigação para Mudas de Hortaliças

Em geral, mudas de hortaliças são produzidas em estufas e em cima de mesas. A demanda de água gerada pela cultura deve ser compensada na integra pelo sistema de irrigação, já que não chove nestes ambientes protegidos.

Para reduzir o impacto das gotas nas mudas e no substrato, são utilizados nebulizadores estáticos ou montados em barras móveis. Os nebulizadores potencializam uma irrigação uniforme e melhoram o microclima na estufa.

Os sistemas são setorizados e automatizados. Apresentam baixos níveis de uso de água e de energia elétrica.

 

Iniciando o Projeto de Irrigação para Mudas de Hortaliças

Num primeiro contato é analisado o balanço hídrico do empreendimento, ou seja, demanda frente aos recursos hídricos disponíveis. Estes recursos podem ser livres de outorga, já outorgados ou outorgáveis.

São localizados e avaliados poços, lagos, rios e represas ao longo da propriedade.

A área coberta pela estufa pode ser aproveitada para captar água da chuva. Esta água é canalizada e armazenada num reservatório para o uso no sistema de nebulização.

A qualidade da água nas captações é de extrema importância para preservar a saúde da cultura e para garantir o bom desempenho do sistema de irrigação. Tratamentos são avaliados, caso a água não atenda aos critérios de qualidade preestabelecidos.

Conheça mais sobre o sistema de Gotejamento
10 Itens para se atentar no projeto de irrigação

Elaborando o Projeto de Irrigação em Mudas de Hortaliças

Não havendo impedimentos, é marcada uma visita técnica ao local do projeto para abordar 13 assuntos importantes:

1) Topografia
2) Clima
3) Características da cultura
4) Dimensões da estufa
5) Distribuição das mesas
6) Método de irrigação
7) Ponto de energia
8) Ponto de água
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Operação
13) Manutenção

O sistema de irrigação, elaborado pela análise e processamento do levantamento de dados acima, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

Na elaboração do projeto visamos o perfeito funcionamento hidráulico e elétrico, minimizando ao mesmo tempo a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) perante a vida contábil do sistema.

 

Implantação e Manutenção do Projeto de Irrigação em Mudas de Hortaliças

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

Materiais preferenciais para este segmento utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação: nebulizador Naandanjain, válvula elétrica Bermad, tubos e conexões de PVC Tigre, moto-bomba multi-estágio Schneider, controlador Galcon, chave de partida direta WEG.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X