Fruticulturas

Fruticulturas

Projetos de Irrigação para Cultivo de Mudas em Fruticulturas

Mudas para fruticulturas ou mudas para produção de frutas são cultivadas em estufas para proteger o produto contra as principais ameaças fitossanitárias. Toda demanda de água gerada pela cultura deve ser compensada por um sistema de irrigação.

Geralmente são sistemas de irrigação localizada por micro-tubo em cultivo de citrus, pêssego, maçã, ameixa, amora, maracujá, pera, goiaba, entre outras frutas. Os sistemas são setorizados e automatizados e se destacam por ter níveis baixos de uso de água e de energia elétrica.

Num primeiro contato com a equipe da PRO-DUTO Irrigação é analisado o balanço hídrico do empreendimento, ou seja, demanda frente aos recursos hídricos disponíveis. Estes recursos podem ser livres de outorga, já outorgados ou outorgáveis. São localizados poços, lagos, rios e represas ao longo da propriedade.

A área coberta pela estufa serve para captar água proveniente da chuva. Esta água pode ser canalizada e armazenada num reservatório para o uso na irrigação.

A qualidade da água nas captações é de extrema importância. A água pode se transformar em um veículo para vetores que causam doenças na cultura. O bloqueio dos orifícios do sistema de irrigação reduz o seu desempenho. As ameaças básicas responsáveis por entupimento são conhecidas e se revelam nesta fase preliminar. Potenciais tratamentos são avaliados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação.

 

Elaborando o projeto de Irrigação em Cultivo de Mudas em Fruticulturas

Não havendo fatores que inviabilizam a realização do projeto de irrigação de antemão, são abordar 13 assuntos importantes durante visita técnica à futura obra, sendo eles:

1) Hidrologia
2) Clima
3) Topografia do terreno
4) Pontos de captação d’ água
5) Pontos de captação de energia
6) Substrato
7) Estufa e distribuição mesas ou canteiros
8) Método de irrigação
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Operação
13) Manutenção

O sistema de irrigação, elaborado após processamento das informações acima, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

Na elaboração do projeto visamos o perfeito funcionamento hidráulico e elétrico, minimizando ao mesmo tempo a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) perante a vida contábil do sistema.

 

A implantação e manutenção do projeto de Irrigação em Cultivo de Mudas em Fruticulturas

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

Materiais utilizados no projeto de irrigação, para este segmento: espeto 3-vias Plasnova, micro-tubo Azulplast, mangueiras PEBD Majestic, válvula elétrica Bermad, tubo de PVC LF ponta bolsa Tigre, conjunto moto-bomba mono-estágio Mark Grundfos, controlador Galcon, chave de partida direta WEG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X