Chácaras

Projeto de Irrigação para Chácaras

O projeto de irrigação para uma chácara pode tanto incorporar elementos de jardinagem quanto elementos de agricultura, floricultura, horticultura e/ou fruticultura, voltados para o mercado ou não. O déficit na demanda de água gerada pela soma das culturas deve ser compensado pela irrigação.

Geralmente existem sistemas de irrigação paralelos e independentes por cultivo que funcionam de maneira automática. Cada sistema pode ser setorizado se houver necessidade. Os níveis de uso de água e de energia elétrica são baixos.

As regiões de Serra Negra e Águas de Lindóia concentram muitos sistemas de irrigação para chácaras.

 

Iniciando o Projeto de Irrigação para Chácaras

Num primeiro contato é analisado o balanço hídrico do empreendimento, ou seja, demanda frente aos recursos hídricos disponíveis. Estes recursos podem ser livres de outorga, já outorgados ou outorgáveis.

São localizados e avaliados poços, lagos, rios e represas ao longo da propriedade. Em certos casos os sistemas podem ser abastecidos pela rede pública. Deve-se dar preferência ao consumo humano onde este mesmo concorre com a demanda d’água dos sistemas de irrigação.

Verifica-se a possibilidade de canalização e de uso de água servida e/ou de chuva proveniente de construções existentes na propriedade. A possibilidade de armazenar estas águas em lagos, cisternas ou caixas deve ser considerada na análise preliminar do balanço hídrico do empreendimento.

A boa qualidade da água nas potenciais locais de captação é essencial para não prejudicar a saúde da vegetação e para garantir o bom funcionamento do sistema. A presença de bactérias pode causar doenças em humanos em caso de contato com a água aspergida durante irrigações. Eventuais tratamentos são avaliados.

 

Elaborando o Projeto de Irrigação para Chácaras

Na ausência de impedimentos, é marcada uma visita técnica ao local do projeto para tratar de 12 assuntos essenciais:

1) Topografia
2) Solos
3) Clima
4) Culturas
5) Métodos de irrigação
6) Ponto de energia
7) Ponto de água
8) Setorização
9) Automação
10) Instalação
11) Operação
12) Manutenção

O sistema de irrigação, elaborado pela análise e processamento do levantamento de dados acima, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

Na elaboração do projeto visamos o perfeito funcionamento hidráulico e elétrico, minimizando ao mesmo tempo a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) perante a vida contábil do sistema.

 

Implantação e Manutenção do Projeto de Irrigação para Chácaras

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

Materiais utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação para este segmento: Cisterna Rotogine, difusor Hunter, microaspersor Naandanjain, gotejador Rivulis, válvula elétrica Bermad, tubos e conexões de PEAD Tigre, moto-bomba submersa Schneider, controlador Hunter, chave de partida direta WEG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X