Exposições

Projeto de Chafarizes/Cachoeiras para Eventos

Chafarizes e/ou cachoeiras para eventos atendem a critérios estéticos impostos pelo dono do evento. Os artefatos devem contribuir ao bem estar e satisfação do público pelo aspecto visual e pelo som produzido pela queda de água. Também melhoram a umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente.

A beleza de projetos de chafarizes e cachoeiras pode ser incrementada com um sistema paralelo de iluminação e música.

Principalmente em áreas caracterizadas por temperaturas elevadas na estiagem, como na região de Ribeirão Preto (SP), um sistema de chafarizes e/ou cachoeiras instalado numa área de eventos pode fazer uma diferença positiva quanto ao nível de conforto das pessoas que estão circulando.

 

Iniciando o Projeto de Chafarizes/Cachoeiras para Eventos

Anterior à elaboração do sistema de chafarizes e/ou cachoeiras, é relevante abordar algumas questões básicas.
A quantidade de água disponível deve cobrir a demanda de água gerada pelo projeto sem interferir na quota destinada ao consumo humano, caso o projeto capte água da rede pública.

Todas as potenciais fontes de água limpa a serem captadas (poços, rede pública, …) devem ser levantadas e classificadas.

Essas fontes fornecerão água para repor o volume evaporado, já que os artefatos costumam circular a água internamente. Há trocas periódicas em função da quantidade de sujeira absorvida pela água.

A qualidade da água captada e distribuída deve ser adequada. Contaminação bacteriológica pode afetar a saúde das pessoas através do contato direto com a água ou pelo contato com gotas ou aerossóis.

 

Elaborando o Projeto de Chafarizes/Cachoeiras para Eventos

O sistema pode ser projetado para liga/desliga manual ou automático. Em caso de automação podem ser usados temporizadores exclusivos para cada artefato ou um controlador central ambos atuando em função de uma rotina programada.

Para movimentar a água recorre-se ao bombeamento direto ou, em casos específicos, à sua propulsão com ar comprimido.

Assuntos importantes para a elaboração deste tipo de projeto são:

1) Lay-out do evento
2) Distribuição do publico
3) Pontos de captação d’ água
4) Pontos de captação de energia
5) Destino das águas servidas
6) Tipo de artefatos e emissores
7) Setorização
8) Automação
9) Instalação
10) Desinstalação

O sistema de artefatos hídricos (chafarizes e cachoeiras), elaborado pela análise e processamento das informações obtidas, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

 

A implantação e manutenção do Projeto de Chafarizes/Cachoeiras para Eventos

A instalação (e desinstalação) do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada, respeitando todas as normas de segurança do empreendimento. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais. Ensinamos aos responsáveis tanto como programar quanto a operar o sistema manualmente.

Durante o evento, a PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

Materiais de destaque que a equipe da PRO-DUTO Irrigação costuma utilizar para este segmento: bico para fonte Sodramar, tubos & conexões Tigre, mangueira Goodyear, mangote Kanaflex, válvula elétrica Bermad, moto-bomba submersa SPV, temporizador Coel, controlador Hunter, chave de partida direta WEG, cabo Sil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X