Clubes De Futebol

Insumo e projetos agrícolas

Projeto de Irrigação para Campos Esportivos

Um sistema de irrigação para um campo esportivo procura criar as condições que otimizam o desenvolvimento do gramado em função do tipo de jogo para que foi projetado.

São utilizados rotores escamoteáveis de média a grande porte para distribuir a água uniformemente pela área irrigada.

O sistema de irrigação deve ser elaborado em conjunto com um sistema de drenagem que garante o escoamento do excesso de umidade da camada superior do campo.
Campos esportivos irrigados proporcionam desgastes menores aos jogadores além de melhorar o micro-clima dentro do campo e nas arquibancadas.

Principalmente em áreas caracterizadas por temperaturas elevadas e umidade relativa baixa, como na região de Barretos (SP), um sistema de irrigação em campo esportivo pode fazer toda diferença.

 

Iniciando o Projeto de Irrigação para Campos Esportivos

Anterior ao dimensionamento do sistema de irrigação para um campo esportivo é de grande relevância abordar algumas questões básicas que determinam à viabilidade do projeto.

A quantidade de água disponível deve cobrir a demanda de água gerada pelo projeto na época mais crítica. Por ser prioritária, a quota para consumo humano deve ser preservada, caso o projeto capte água da rede pública.

Todas as potenciais fontes de água a serem captadas (poços, lagos, mananciais represas, rede pública, …) devem ser levantadas e classificadas.

A qualidade da água captada e distribuída deve ser adequada ao seu uso no sistema de irrigação. Contaminação bacteriológica pode afetar a saúde das pessoas em contato com a água aspergida. Um excesso de resíduos orgânicos e físicos satura rapidamente os meios de filtragem do sistema, aumentando o custo com manutenção.

 

Elaborando o Projeto de Irrigação para Campos Esportivos

O sistema de irrigação para um campo esportivo pode ser automatizado usando um controlador que atua em função de uma rotina programada. Esta programação pode ser ajustada automaticamente e em tempo real por dados coletados por sensores de chuva, insolação, vento, temperatura e umidade do solo.

Em vez de medições locais podem ser utilizados os dados meteorológicos da região envolvendo várias estações locais via tecnologia WiFi.

Após comprovada a viabilidade do projeto de irrigação para o campo esportivo em questão, é marcada uma visita técnica no local para trocar informações sobre 12 assuntos importantes para sua elaboração:

1) Topografia e dimensões do campo
2) Composição da camada superior do campo
3) Tipo de grama
4) Construções, canalizações e pavimentações existentes
5) Pontos de captação d’ água
6) Pontos de captação de energia
7) Itinerário de uso do campo
8) Tipo de emissor
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Manutenção

O sistema de irrigação para campos esportivos, elaborado pela análise e processamento das informações obtidas, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

 

A Implantação e Manutenção do Projeto de Irrigação para Campos Esportivos

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada, respeitando todas as normas de segurança do empreendimento. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais. Ensinamos aos responsáveis tanto como programar quanto a operar o sistema manualmente.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

O monitoramento do sistema pode ser feito de maneira presencial e/ou remotamente através de aplicativo.

Materiais de destaque para este segmento, utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação: rotores escamoteável Hunter, junta flexível Plasnova, conexões Tigre, tubo PEAD Belfano, válvula elétrica Bermad, tubo de PVC Tigre, moto-bomba Leão, controlador Hunter, solar sync Hunter, soil clik Hunter, soft starter WEG, cabo Prysmian Group, cisterna Rotogine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X