Pisciculturas

Pisciculturas

Projetos de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura

É preferível locar os reservatórios para piscicultura de tal maneira que a água pode correr pelo sistema sem o uso de bombas, ou seja, pela força da gravidade.

Os sistemas de distribuição de água para a piscicultura são setorizados a nível reservatório, não permitindo a passagem de água de um reservatório para o outro.

A condução da água deve ocorrer por gravidade através de canaletas abertas para melhorar a aeração. Bombeamento mata os micro-organismos naturalmente encontrados nas águas de nascentes, mananciais e represas.

Por falta de condições adequadas, muitos piscicultores adotam sistemas em que a água é bombeada até o ponto mais elevado da área do projeto, para depois ser distribuída por gravidade através de canaletas e/ou tubulações.

Sistemas de distribuição e armazenamento de água para piscicultura, como os encontrados na região de Artur Nogueira (SP), atingem altos níveis de produção de peixes.

 

Iniciando Projetos de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura

Algumas questões básicas relacionadas à viabilidade do projeto devem ser abordadas antes de começar a dimensionar o sistema de distribuição e armazenamento de água para piscicultura.

Análise do balanço hídrico do empreendimento revela se a quantidade de água necessária é coberta pelos recursos hídricos disponíveis. Estes recursos podem ser livres de outorga, já outorgados ou outorgáveis. São consideradas águas de nascentes, de mananciais e de represas.

Águas de nascentes são excelentes para a piscicultura, mas são pouco oxigenadas. Águas provenientes de mananciais e de represas podem estar poluídas por defensivos agrícolas, dejetos industriais e esgoto humano.

O efluente gerado pelo empreendimento e devolvido ao meio ambiente precisa atender às normas estabelecidas pelas leis de outorga. Tratamento nem sempre é uma opção devido aos custos que podem inviabilizar o projeto antes de começar.

 

Elaborando o Projeto de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura

Não havendo fatores que inviabilizam a realização do projeto de distribuição e armazenamento de água para piscicultura, são coletadas no local da futura obra informações sobre 11 assuntos importantes:

1) Topografia
2) Infraestrutura
3) Pontos de captação d’ água
4) Pontos de despejo do efluente
5) Pontos de captação de energia
6) Tipos e tamanhos de reservatórios
7) Trajeto sistema distribuição e despejo
8) Setorização
9) Instalação
10) Operação
11) Manutenção

O sistema de distribuição e armazenamento, elaborado após processamento das informações acima, pode ser apresentado num orçamento descritivo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

Na elaboração do projeto visamos o perfeito funcionamento hidráulico e elétrico dentro dos parâmetros de otimização da produção. Nisto, sempre procuramos minimizar a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) perante a vida contábil do sistema.

 

Implantação e Manutenção do Projeto de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores e administrar o fluxo de materiais.

Se o cliente deseja reduzir custos em relação a deslocamento, alimentação e estadia, existe a opção de executar parte do sistema utilizando mão de obra local. Neste caso, a equipe da PRO-DUTO Irrigação se encarrega de ensinar o que for necessário para garantir a qualidade da instalação. Ao mesmo tempo a PRO-DUTO Irrigação acompanha o progresso dos trabalhos.

A manutenção do sistema fica mais eficiente e econômica em projetos instalados com a ajuda de mão de obra local, pois contam com um plantão permanente de pessoas que conhecem o sistema a fundo e dominam as técnicas apropriadas para contornar os problemas mais simples.

Destacamos os seguintes materiais para serem utilizados em projetos de distribuição e armazenamento de água para piscicultura: tanques Sansuy, geomembrana Roma, tubos & conexões Corr Plastik, válvula de PVC Viqua, sopradores AeroMack, conjunto moto-bomba anfíbia e aeradores Higra, softstarter WEG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X