Supermercados

Insumo e projetos agrícolas

Projeto de Refrigeração de Telhado

Um sistema de refrigeração de telhado utiliza micro-aspersores auto-compensados e a prova de insetos que são distribuídos pelo telhado num espaçamento de aproximadamente 3 por 3 metros.

O sistema é composto de módulos independentes, cada um com o seu termostato e moto-bomba. Em função da temperatura registrada pelo termostato, o sistema liga e desliga de tal forma que o telhado se mantém úmido sem que a água escorra, provocando o máximo de efeito evaporativo por volume d’água aplicado.

Controlando a temperatura do telhado é possível diminuir a irradiação para o ambiente interno, resultando numa redução de temperatura de, no máximo, 7ºC na época mais crítica.
A instalação de um sistema de refrigeração de telhado tende a aumentar o bem estar e produtividade dos humanos ou animais que permanecem no ambiente coberto.
Principalmente em regiões com elevados índices de insolação e temperatura, como a região de Ribeirão Preto (SP), um sistema de refrigeração de telhado pode fazer toda diferença.

Principais características do Polietileno

Iniciando o Projeto de Refrigeração de Telhado

Anterior ao dimensionamento do sistema de refrigeração de telhado é de grande relevância abordar algumas questões básicas que determinam à viabilidade do projeto.
A quantidade de água disponível deve cobrir a demanda de água gerada pelo projeto na época mais crítica. Por ser prioritária, a quota para consumo humano deve ser preservada, caso o projeto capta água da rede pública.

Todas as potenciais fontes de água a serem captadas (poços, lagos, mananciais represas, rede pública, …) devem ser levantadas e classificadas.

Complexos industriais de grande porte às vezes possuem uma estação própria de tratamento de água e esgoto. Nestes casos existe a possibilidade de reuso do efluente no sistema de refrigeração de telhado.

A qualidade da água captada e distribuída deve ser adequada ao seu uso. A acidez da água pode levar à corrosão acelerada do material de que o telhado é feito. Contaminação bacteriológica pode afetar a saúde das pessoas em contato com a água aspergida. Resíduos orgânicos e físicos podem causar o entupimento dos bocais dos micro-aspersores.

 

Elaborando o Projeto de Refrigeração de Telhado

Após comprovada a viabilidade do projeto de refrigeração de telhado em questão, é marcada uma visita técnica no local para trocar informações sobre 11 assuntos importantes para sua elaboração:

1) Dimensões, altura, exposição e inclinação das águas do telhado
2) Tipo e material de telhado
3) Fatores climáticos
4) Características do ambiente objeto do sistema
5) Trajetos potencias das tubulações e locais de instalação das bombas e termostatos
6) Pontos de captação d’ água
7) Pontos de captação de energia
8) Tipo de emissor
9) Setorização
10) Instalação
11) Manutenção

O sistema de refrigeração de telhado, elaborado pela análise e processamento das informações obtidas, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.

 

Implantação e Manutenção do Projeto de Refrigeração de Telhado

A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada, respeitando todas as normas de segurança do empreendimento. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais. Ensinamos aos responsáveis como regular e operar o sistema.

A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.

Clique para falar conosco

Materiais de destaque para este segmento, utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação: micro-aspersor Naandanjain, tubos e conexões de PVC Tigre, moto-bomba KSB, termostato Imit, chave de partida direta WEG, cabo Sil, caixa d’água Fortlev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X