Irrigação Paisagística, Planejamento e Implantação

irrigação paisagística

Estamos nos meses mais secos do ano e o assunto “irrigação” se tornou atual. Nesta época, mais do que em outras, longos períodos sem chuva representam uma ameaça ao investimento que muitos proprietários fizeram em seus jardins.

É também nesta época que muitos chegam à conclusão que deviam ter pensado antes na elaboração de um sistema de irrigação.

É raro encontrar uma construtora que já incorpora tal sistema no projeto da casa. Tanques ou reservatórios subterrâneos deixam de ser construídos e passagens para tubulação e fiação não existem onde são precisos. O aproveitamento das águas pluviais e das águas servidas na irrigação fica mais difícil quando não foi previsto um encanamento para este fim.

O tempo que o jardineiro gasta segurando a ponta da mangueira, justifica quase todo o seu salário e o resultado normalmente não satisfaz.  Isto faz muita gente decidir que ainda há tempo.

Com o jardim formado é mais fácil determinar o local onde cada aspersor deve ser instalado. Por melhor que seja o projeto de paisagismo do futuro jardim, a realidade é sempre mais real.  Por outro lado, precisamos ter o máximo de cuidado com a abertura e fechamento de valetas e a implantação de estruturas de apoio.

Para reduzir o impacto no jardim, existe a possibilidade de concentrar uma boa parte do sistema num único local. O controlador, a chave de partida, as válvulas elétricas, o filtro, o injetor de fertilizantes e, ás vezes, até a bomba podem ser montados na forma de uma “Mini Estação de Distribuição”. Fica tudo embutido em um quadro dimensionado conforme as exigências do projeto, podendo ser fechado, restringindo o acesso e a operação somente à pessoas autorizadas.

Não haverá passagem de fiação de comando pelo jardim, apenas tubulação. Também dispensa as caixas de proteção das válvulas elétricas que são difíceis de esconder na paisagem.

Montagem e testes da “Estação” acontecem fora do recinto da instalação encurtando assim a presença do montador durante e depois da implantação do sistema.

O contato entre as partes eletro-eletrônicas e a umidade é praticamente eliminado aumentando a confiabilidade do sistema e reduzindo o custo com manutenção e consertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REALIZE O SEU PROJETO
X