O desenvolvimento da automação de sistemas de irrigação avançou mais um pouco com o lançamento dos controladores de dois fios de comando e os controladores que comandam as válvulas sem o uso de fio:
- Controladores de dois fios
Nos controladores mais antigos é comum utilizar um sistema de fiação de comando composta de um fio comum (sempre energizado, que passa em todas as válvulas elétricas) e de vários fios individuais (um fio energizado ou não para cada válvula). Quanto mais próximo ao controlador, mais fiação acumula, dificultando a passagem no conduite. Muitas vezes depois do sistema instalado, não é viável acrescentar mais válvulas.
No sistema de dois fios (sempre energizados) que passam em todas as válvulas, o controlador envia um código exclusivo para o decodificador energizar o solenóide de uma determinada válvula. É fácil acrescentar mais válvulas no meio ou numa extensão no final dos dois fios de comando. A partir de enxertos podem ser criadas derivações. Nisto, o diâmetro do conduite pode ser menor, pois sempre passam apenas dois fios dentro dele.
Ultimamente os decodificadores foram melhorados (imagem abaixo), o que aumentou a distância máxima de acionamento entre o controlador e as válvulas, usando a mesma bitola de fiação. Utilizando um decodificador LR (Long Range), é possível acionar uma única válvula a 1.400 metros afastada do controlador através de dois fios de 2,5mm².
- Controladores sem fio
O controlador se comunica com a válvula sem o uso de fio. O comando é transmitido a partir de um módulo de saída encaixado no controlador até um receptor montado na tampa da caixa da válvula que, na sua vez, aciona o solenóide. O alcance do sistema equivale a 650 metros (linha de visão). Equipado com um repetidor solar o alcance pode até dobrar.
Este tipo de sistema simplifica a instalação principalmente quando fiação envolveria a criação de passagens exclusivas por baixo de áreas pavimentadas ou construídas. Também elimina o risco de queda de raios (propagação pelos fios de comando atingindo toda parte elétrica / eletrônica).
Válvulas com e sem fio podem ser acionadas de forma hibrida a partir do mesmo controlador, aumentando a flexibilidade do sistema.